• Nerdrops

    Grandes vilões e terríveis decepções das histórias em quadrinhos

    Postado por Victor Rodrigues em dezembro - 1 - 2009

    Pessoal, antes de começar a falar do que eu gosto de pensar que sei (revistas em quadrinhos!), tenho um gigantesco agradecimento a fazer a todos que me deram forças nesse período difícil da minha vida.

    Sempre disse que, desde que comecei a colaborar com o Jovem Nerd News, encontrei meu lugar no mundo. Não por escrever para o site, mas por me corresponder com pessoas com esses mesmos gostos esquisitos e excêntricos que eu, como HQs, ficção científica, games, música undergound, cinema, TV…

    Por isso, foi uma grande alegria ser convidado pelo meu grande amigo Allan Pollar para ser colunista do Nerdrops, pois teria uma oportunidade ainda maior para falar de assuntos dos quais gosto, e pelos quais sempre me dediquei ao máximo, colocando meu coração nos textos.

    Resumindo (nem tanto!), fica aqui registrado o meu muitíssimo obrigado aos amigos do Jovem Nerd e do Nerdrops por tudo o que fizeram por mim neste período turbulento. Ao Allan Pollar, Stephan Martins, David Nery, Tharcy, Leandro Pimentel, Efraim Fernandes, Oliver Perez, Guizaum, Léo F. Luz e Luiz Sussi, um grande abraço, e que a Força sempre esteja com vocês!

    Outra coisa que gostaria de falar é sobre uma outra grande provação pela qual acabo de passar. Recentemente, perdi minha mãe para sua doença renal, o que ocasionou um desfibrilamento cardíado, e seu consequente falecimento. Para a grande Regina Coeli, literalmente como diz seu nome uma “Rainha dos Céus”, ficam registradas minhas palavras para a maior incentivadora que já tive na vida, e que hoje olha por mim lá de cima.

    Agora, vamos ao texto, porque a coluna é pra falar de HQs!

    “Um herói é definido pelo vilão que enfrenta. Quanto maior o herói, maior o vilão”. A frase é de Frank Miller, e tenho uma profunda inveja por não tê-la dito antes dele.

    Algo que sempre me atraiu nas histórias é justamente essa relação entre protagonistas e antagonistas. Me encantava e deliciava em perceber como os limitados e muitas vezes menos poderosos heróis conseguiam superar um oponente aparentemente invencível.

    Mas como a lista de hoje está longa, não vou me estender demais no preâmbulo e vamos logo ao que interessa: os 10 maiores e os 10 mais decepcionantes vilões das HQs (que eu sei que vai causar reclamações).

    Os 10 Maiores Vilões das HQs

    10º Lugar: Duende Verde – Norman Osborn (Marvel)
    duende_verdePeter Parker sempre imaginou como seria sua vida se seu primeiro amor, Gwen Stacy, não fosse assassinada pelo pai de seu melhor amigo. Só o fato de ver o Homem-Aranha segurando o corpo sem vida da loira próximo à ponte do Brooklin já seria o suficiente para odiar esse tal de Duende pelo resto da minha vida. Como se não bastasse, agora inventaram que o vilão ainda seduziu e engravidou a doce Gwen. Esse figura na lista e não sai por nada.

    9º Lugar: Rãs Al-Ghul (DC)
    ras_al_ghulSenhor da Liga das Sombras, pai do grande amor de seu maior inimigo e detentor dos segredos do Poço de Lazarus.

    Esse aparentemente imortal oponente por várias vezes humilhou Batman, o ícone de maior capacidade do universo DC.

    Convenhamos: alguém que consegue vencer Bruce Wayne em inteligência merece algum crédito!

    8º Lugar: Mercenário (Marvel)
    mercenarioEsse filho da mãe seguiu a linha de Norman Osborn: humilhou e matou Elektra, a amada de seu maior inimigo. A cena em que o Mercenário perfura o tórax da ninja assassina foi uma das cenas mais marcantes das histórias dos quadrinhos, tanto que o próprio Frank Miller declarou que em toda sua carreira posterior, tudo o que realizou foi outra tentativa de recriar a morte de Elektra. A ilustração não passa de uma metáfora visual: não se iludam, aquilo foi um estupro (e que explorei MUITO na minha monografia!). Por tudo isso, o Mercenário já figurava na minha lista de maiores vilões, e ganhou o posto de Rhãs Al-Gul por um motivo: matou também Karen Paige, outra amada de Matt Murdock.

    7º Lugar: Fênix Negra (Marvel)
    fenix_negraO lado maligno de Jean Grey foi responsável pela maior tragédia na vida dos X-Men. Não bastasse sua grande companheira se transformar na maior das vilãs, Jean ainda destruiu todo um sistema solar apenas para saciar sua fome crescente de poder.

    A morte dela, conforme já disse em um post anterior, foi “o” momento marcante dos quadrinhos para mim, e ela só ocupa a sétima colocação por ter aparecido pouco nas histórias.

    6º Lugar: Ozymandias (DC)
    ozymandiasSe você morou em uma caverna nas últimas duas décadas e sequer assistiu ao filme Watchmen, saibam que esse é a versão maligna do Batman: um intelecto superior, uma capacidade de combate extraordinária e uma determinação motivada pela filosofia de Alexandre, o Grande.

    É até difícil definir esse sentimento, mas já começava a torcer para ele no decorrer da história. É um dos pouquíssimos casos em que o vilão vence no final.

    5º Lugar: Coringa (DC)
    coringaEsse é um vilão que deu certo, mas que alguns roteiristas adoram menosprezá-lo, e vocês entenderão o porquê logo a seguir: ele deixou a Batgirl em uma cadeira de rodas após barbarizá-la (juro que não foi trocadilho com o nome da filha do Comissário Gordon!), matou um Robin (que foi erradamente ressuscitado, e por isso acho que sacaneiam o vilão) e uma Mulher-Maravilha (que também foi ressuscitada). Se não fossem as pisadas na bola posteriores aos eventos, Estaria em 3º lugar, com certeza.

    4º Lugar: Thanos (Marvel)
    thanosEsse é um vilão que eu adoro odiar! O miserável conseguiu enganar a Morte (literalmente!) para adquirir as Jóias do Infinito e controlar nada mais nada menos que o Poder, o Tempo, o Espaço, a Mente, a Alma e a Realidade. De posse de tamanho poder, até mesmo a Senhora Morte ficou enciumada por se sentir diminuída. Para provar seu amor, cumpriu uma promessa: exterminou metade da população universal para realizar um desejo semi-niilista de equilíbrio da sua amada. Contudo, não ocupa um posto acima porque nunca desejou realmente cumprir seus objetivos: sempre propiciou as chaves de suas próprias derrotas.

    3º Lugar: Sinistro (Marvel)
    sinistroO geneticista Nathaniel Essex é um manipulador. Com seus objetivos sempre “tensos e sombrios” (he!), enganou seu criador Apocalipse e vive para destruí-lo, sempre com o intuito de evoluir a espécie mutante para tornar-se, através de aprimoramentos genéticos, mais poderoso e imortal. Além disso, foi o responsável pelo Massacre de Mutantes que dizimou os Morlocks, a amputação das asas de Warren, o coma de Noturno, a intangibilidade permanente de Kitty Pryde e a paralisação de Colossus em sua forma blindada. Faz jus ao codinome.

    2º Lugar: Magneto (Marvel)
    magneto1Esse só tá em segundo lugar porque pra mim ele não é tão vilão assim. Ele quer defender sua espécie, não importam os meios. Já sofreu perseguição por ser cigano e ter que encarar um campo de concentração nazista. Depois perdeu a filha Anya devido à perseguição por ser imigrante. É de se esperar um certo destempero por parte dele, mas isso não justifica os meios empregados para atingir seus objetivos. E só por isso figura entre os vilões. Se meu poder mutante já tivesse se manifestado (droga de Dia M!), creio que não seguiria Xavier, e sim Magnus (ainda mais se a Rebecca Ronjim fosse a Mística!).

    1º Lugar: Dr. Destino (Marvel)
    dr_doomEsse sim é um vilão. Governa com mão de ferro (sem trocadilhos!) a Latvéria, é tão ou mais inteligente que seu rival Reed Richards, já roubou a prancha do Surfista Prateado, a energia de Galactus, enganou o diabo para recuperar a alma de sua mãe, tomou o poder de Beyonder e conquistou toda a realidade de Heróis Renascem, além de nomear a filha de Sue e Reed. Esse é Victor von Doom, o maior dos vilões em minha opinião. E, para os que discordam, vou relembrar um pequeno fato: ele e Reed são dados como mortos; tempos depois, os dois são localizados. Reed ficou na pré-história, sem artefatos científicos. Já Victor ficou aprisionado em um aparelho que não permitia que tivesse sequer um pensamento coerente, pois seu captor tinha muito receio de que ele se libertasse e estragasse seus planos de dominação (que nem foram muito bem explicados na história…).

    Menção Honrosa: Orochimaru (Naruto)
    orochimaruNunca misturei comics com mangás, mas pelo Orochimaru (pronuncia-se Ô-rô-ti-ma-rú) eu vou abrir uma exceção. Ele é o vilão mais foda que já vi em animes e mangás.

    Tem sempre um plano de contingência, é um dos ninjas mais fodásticos do mundo e não olha a fuça de quem vai precisar sacanear pra atingir seus objetivos. Vale figurar por aqui!

    Os 10 mais Decepcionantes Vilões das HQs

    10º Lugar: Apocalipse (Marvel)
    apocalipseTá, o cara é o primeiro mutante, enfrentou Kang, o Conquistador e o derrotou, assumindo poder da nave Celestial que o viajante do tempo também tinha roubado, viveu mais de 5 mil anos e até hoje controla pouco mais de 8% da tecnologia que incorporou à sua armadura, perdeu a nave para o X-Factor (os X-Men originais, quando pensaram que seus sucessores tinham morrido durante A Queda dos Mutantes) e não realizou nada até hoje. Seus Cavaleiros, que já contaram com nomes de peso (mais uma vez, SEM TROCADILHOS!) como Anjo, Wolverine, Solaris, Polaris, Gambit e até mesmo o Hulk, sempre que quiseram se libertaram de seu condicionamento mental, voltando às antigas vidas. Pra mim, não passa de uma barata com armadura tecnológica… que não consegue controlar!

    9º Lugar: Apocalypse (DC)
    doomsdayDesculpem a linguagem, mas essa merda não deveria nem mesmo ter sido criada. Já falei várias vezes sobre a idiotice do cúmulo do absurdo do sem noção evento “A Morte do Superman”. Um vilão saído sabe-se lá de onde cobre toda a Liga da Justiça de porrada (se bem que AQUILO LÁ não era a Liga nem a pau!) e se mostra um páreo duro para o Superman, que morre de tanto levar porrada… e depois volta sabe-se lá como. Vendo a merda que fizeram, os roteiristas decidem contar a origem do Apocalypse, e ferram ainda mais com a coisa toda. Pelo menos no desenho da Liga da Justiça criaram uma origem decente, muito melhor elaborada. Mas é uma grande decepção como vilão.

    8º Lugar: Rei do Crime (Marvel)
    rei_crimeNão passa de um “Rãs Al-Ghul dos pobres”. Comandava todo o crime da costa leste norte-americana e caiu em desgraça por ganância. Até seria justificável, mas não acredito que ele seria assim tão burro a ponto de arriscar tudo o que tinha associando-se à Hidra. Sempre se gabou de saber a identidade secreta do Demolidor, dizendo que poderia destruí-lo a qualquer hora, e nunca tomou uma atitude. Pra mim, depois de A Queda de Murdock, Wilson Fisk voltou a ser o vilão de Homem-Aranha que lutava dando barrigadas nos inimigos.

    7º Lugar: Sinestro (DC)
    sinestroEle é a antítese dos maiores defensores do Universo DC, os Lanternas Verdes.

    Possuía uma arma que era a única fraqueza de seu maior adversário: energia amarela.

    E ainda assim nunca conseguiu sequer uma vitória sobre Hal Jordan (meu segundo personagem favorito da DC).

    Me pergunto como alguém tão “especial” pôde um dia fazer parte da Tropa dos Lanternas Verdes.

    6º Lugar: Carnificina (Marvel)
    carnificinaFruto do clima de anos 90 nas histórias em quadrinho que levou a Marvel à beira da falência. Violência sem sentido e exagerada, o Carnificina é a mistura de um “filhote” do Venom com um serial killer, Cletus Cassady, e nunca foi grande coisa pra mim. A minissérie Carnificina Total, que inspirou até um game pra Super NES, foi uma das maiores besteiras que li relacionadas ao Aranha, perdendo apenas para a Saga do Clone e a terrível Um Novo Dia. Foi um personagem tão ruim e mal aproveitado que simplesmente desapareceu, “voltando às origens” se reintegrando ao simbionte de Venom. O hospedeiro foi assassinado, obviamente!

    5º Lugar: Hyperstorm (Marvel)
    hyperstormEsse aí é o tal que aprisionou Reed Richards e Victor von Doom. Filho de Rachel Summers, a segunda Fênix e filha de Ciclope e Jean em um futuro alternativo, com o Franklin Richards daquela mesma dimensão, ele possuía o poder de alterar a realidade do pai e as também capacidades quase ilimitadas da mãe. Desapareceu como surgiu: do nada. Foi banido para uma realidade onde só existia Galactus, aprisionado pelo Senhor Fantástico, e passou a acontecer o seguinte: Galactus tinha fome infinita, e iria absorver os poderes de Hyperstorm, que possuía poder infinito. Nunca engoli essa história de um personagem que tinha tudo pra ser o maior e mais poderoso vilão da Marvel.

    4º Lugar: Bane (DC)
    baneO cara chegou sendo o maioral, querendo simplesmente tomar o poder do submundo de Gotham. Demonstrando grande inteligência, consegue levar Batman, o maior defensor da cidade, à exaustão. Arquiteta a queda do Morcego, descobre a verdadeira identidade do adversário e quebra a coluna de Bruce Wayne. Depois disso, é derrotado por Azrael, vira capanga de Rhãs Al-Gul e nem de longe é o desgramado que surgiu como bam-bam-bam. Hoje, não passa de um clone mal feito do Hulk, apenas digno daquela “maravilhosa” adaptação em Batman & Robin de Joel Schummacher.

    3º Lugar: Mikhail Rasputin (A Era do Apocalipse) (Marvel)
    rasputinEle era o Quarto Cavaleiro de Apocalipse na realidade obliterada pelo assassinato do Professor Charles Xavier. Uniu quase toda a cúpula da resistência humana em uma reunião (estavam presentes Gwen Stacy, Tony Stark, Clint Barton, Donald Blake, Sue Storm, Bem Grimm e Matt Murdock, entre outros) e foi morto num mano-a-mano com Blake, um reles humano. Eu esperei muito pelo aparecimento dos heróis para combatê-lo, mas foi anti-clímax como ocorreu sua derrota. Na segunda melhor trama mutante de todos os tempos, COM CERTEZA esse pequeno arco poderia ser desconsiderado. Anti-clímax.

    2º Lugar: Mephisto (Marvel)
    mephistoJá disse que todo diabo é burro (pelo menos nas HQs!). Ele deu poderes ao jovem Johnny Blaze transformando-o no Motoqueiro Fantasma (magistralmente interpretado nos cinemas pelo brilhante ator Nicholas Cage… BAZINGA! hehehehe!!!!), que se tornou seu maior inimigo, seguido apenas por seu filho, Coração Negro, que logo que foi criado já jurou destruí-lo e assumir o comando de suas operações (não conseguindo, e merecendo uma menção honrosa como Decepção nessa lista!). Para o anti-Cristo da Marvel, ele ainda tem que comer muito arroz com feijão pra bater de frente com qualquer deus do panteão da luz…

    1º Lugar: Lex Luthor (DC)
    lex_luthorMinha maior decepção, pois sempre esperei muito dele. Mas o negócio é o seguinte: Luthor cai na mesma questão do Rei do Crime: possui um intelecto nível 12 (comparável ao Batman e a Brainiac), e efetivamente nunca fez nada que prestasse contra seu maior adversário, o Superman. Já encarou toda a Liga da Justiça, mas realizações, mesmo, NADA! O legal foi ver uma mente TÃO brilhante não pesquisar sobre exposição prolongada à kriptonita, utilizar um anel com essa pedrinha verde durante muito tempo só pra deixar o Super longe dele e contrair um câncer devido à radiação de seu ornamento… Jura?

    Sobre o autor

    “Eu sou você ao contrário!”

    33 NERDROPPERS para “Grandes vilões e terríveis decepções das histórias em quadrinhos”

    1. PedroCrash disse:

      Orochimaru com mensão Honrosa ? Hmpf. Tornou todo o Resto da Lista uma piada =[

    2. Mell disse:

      Que bom que voltou, Victinho!

      Qto ao texto, faltou a Elektra como vilã!

    3. Gui_Barino disse:

      tá faltando o maior vilão de todos: DENTE-DE-SABRE e o Curinga merecia uma posição há + pq ele é FODÃO.

    4. vanucci disse:

      gostei da lista, mas queria o coringa em 1° pq p/ min num tem ninguém que fassa tanta maldade com tnato gosto ele até dá risada de ser mau!! simplesmente foda!

      o lex luthor é broxa mesmo! como o Super-Man tbm é Broxa um casal perfeito!

      valeu pela a Menxão Honrosa sobre Orochimaru, isso sim é vilão que sacanei-a até seus colegas Vilões pelos os seus objetivos do mau!

      agora se fosse sobre Animação tinha que ter o Vingador do D&D!

    5. Ricardo Mello disse:

      Quanto maior o herói, maior o vilão

      Vide Demolidor X Sentinela…

      Otima listagem

    6. Ricardo, eu SABIA que você ia falar do Demolidor enfrentando um Sentinela durante a saga Massacre…

      FILHO DA MÃE!

    7. Archanjo disse:

      Gostei da lista.

    8. Oli disse:

      RAhhhh a volta em grande estilo do sr. Victor Rodrigues Se esta sua atração fosse em audio já estaria tocando tchaikovsky 1812 overture (vide final de V de Vingança) para celebrar sua homérica volta. Cara lamento por esse outro fato triste ocorrido na sua família e espero q esteja em boa companhia dos familiares e amigos mais próximos neste momento pra compensar estes aqui no blog que estão distantes e espalhados pelo país! Mas enfim cara! Força pra vc ae do mesmo Jeito!
      Cara! não achei o espaço na lista acima para assinar em baixo, muito boa mesma!
      PS: De todos os adjetivos ditos na lista acima gostaria de ser qualificado de “Excentrico” hehehehe

    9. Jackson disse:

      Lista legal… claro, na dos piores tem alguns que discordo veementemente, mas opnião cada um tem a sua. Na dos melhores concordei mais… só que pra mim, Dr Destino, Magneto e Coringa estão num empate técnico.

    10. Fábio Archanjo disse:

      Gostei muito da lista, só acho que o Coringa merecia uma posição mais honrosa do que apenas o 5° lugar. Mas concordo com a decepção que é o Lex Luthor, pois ele tinha tudo para ser um grande vilão, mas é somente um cara medíocre.

    11. Wagner disse:

      Show de bola a lista!
      Faltou o apocalipse”vizinho” na menção honrosa!hahah
      tirando isso muito bons os pontos de vista!

    12. NOTA DO AUTOR:

      Wagner, Fábio, Maurício e eu temos um vizinho apelidado de “APOCALIPSE”, por isso a piada do Wagner!

    13. @Oli,

      Cara, valeu MESMO pelas palavras, caro amigo. E “distância” é relativa, porque apesar de só nos falarmos pela net, tenho a certeza de que a “proximidade” é algo real a nós, nerd-amigos.

      E valeu por ser um amigo tão EXCÊNTRICO!
      hehehehehe

    14. rodrigo t disse:

      bela lista… mas eu me amarro no design do carnificina, era muito bom o game do snes.

    15. PrimodoABC disse:

      Só faltou o Capitão Carniça! Vixe das antigas…

    16. AdviSjet disse:

      Orochimaru sim, vale menção honrosa! É a única coisa que presta naquele anime ridículo de longo do Naruto. Vilão consistente e com motivações reais e com proposta bem definida. Associou-se com um grupo tão forte quanto ele e quando viu que suas ambições não seriam plenamente satisfeitas pulou fora. Putz, 90% do Naruto tem graça, pelo menos pra mim, por que tem Orochimaru… E Geoff Johns está redimindo Sinestro. No final da Sinestro Wars seus objetivos foram plenamente alcançados. Ele conseguiu manipular os Guardiões, no xadrez chamamos isso de “movimento forçado”. Agora, os lanternas matam!

    17. Michel de Almeida disse:

      Lista fraca, Lex como maior decepção é f. hein?

    18. Allan Barbosa disse:

      Discordo quanto ao Sinestro no sétimo lugar das decepções, você disse que ele não teve uma vitória sequer sobre Hal Jordan, mas eu vou tentar explicar como ele venceu não só Hal mas toda a Tropa dos Lanternas Verdes da pior maneira possível. E duas vezes.

      Foi ele quem lançou Parallax em Jordan, e o mesmo foi sucumbindo à loucura do parasita galático, o que desencadeou os efeitos de Crepúsculo Esmeralda, onde Jordan vence toda a tropa, os guardiões, mata muitos lanternas, inclusive um de seus melhores amigos, o Kilowog, destrói a baretia central e faz com que todos os guaridões do univeso se sacrifiquem para que o último deles possa ter como fugir. Resumindo, ele acabou com a tropa dos lanternas verdes. E o Sinestro foi tão safado que fez uma ilusão dele mesmo para o Jordan “matar” e ficar doido de vez.

      Anos depois, quando a tropa dos lanternas verdes já estava restaurada, ele criou sua própria tropa, e começou uma guerra contra os verdes, obrigando os guaridões a ir contra um de seus principios mais básicos: Incentivar a tropa a matar. Ou seja, ele transformou um bom número de leais lanternas verdes em assassinos. Além de ele ter mandado um virus da tropa dele matar a mãe do lanterna substituto, Kyle Rayner, entre outras atrocidades. No fim, Sinestro venceu, fez com que o universo temesse a tropa dos lanternas verdes.

    19. thomas disse:

      eai gostei d+ da lista ta qse tudo certo + apocalips na lista da decepcao? os maiores viloes para mim sao apocalipse,coringa(esse sim e mau), sinestro(engano o proprio criador) e o magneto esse sim tem uma mante brilhante senao fosse ele os x-men nao teria graca obs: + essa e minha opniao pq qnto maior o heroi maior o heroi maoir o vilao como o (frank miller)pq senao fosse o vilao o q seria do heroi? o vilao o completa nao acha? i cara mals pela sua mae ok boa sorte e ah uma dica faz uma dessas lista + com games de consoles pcs etc achei o max isso vlw

    20. Pé-RJ disse:

      OI, Victor. Primeiramente estimo muita força para superar as dificuldades q passaste e muitas energias positivas para 2010.
      :-)

      O q eu ia comentar o Allan Barbosa e Michel de Almeida já o fizeram. Mas gosto é gosto. Hoje não sou "marvete" nem "DCnete", mas parece que conheces ou aprecia mais Marvel que DC e isso interferiu na sua lista. Concordei de muitos, cm o Bane e o Carnificina, mas daria + moral ao Orochimaru e ao Coringa e menos ao Magneto e ao Sinistro.

    21. Vitória disse:

      Até que a lista é boa,mas não concordo que o Coringa esteja na quinta posição.Acredito que ele é o melhor,pois tudo que ele faz,faz muito bemfeito,e na minha opinião é o que sempre causa mais estrago!

    22. Alex disse:

      Achei interessante o comentário sobre o Coringa, que é meu personagem favorito; realmente alguns roteiristas estavam bêbados ao escreveram algumas estórias dele; não sei como a DC teve a coragem de publicar…
      Enfim; para quem já leu Alan Moore, ler alguns hoje em dia é sofrível.

    23. CAIQUE disse:

      Cara!Faltou o venom na lista dos grandes vilões,pois ele assim como o duende,ele também é um dos piores vilões do aranha!

    24. VANACIUS disse:

      O cara aí de cima tem razão o venom deveria estar na lista dos grandes vilões!E na lista dos mais decepcionantes você deveria colocar o pinguim do batman(cara,se tem um vilão que eu realmente detesto é o pinguim)

    25. Luiz Humberto disse:

      os vilões da DC tinham que fazer alguma coisa já que os herois ficam naquela de “ah eu não mato”. Deveriam pegar os herois da marvel e juntar com os vilões DC ai daria uma hq perfeita.

    26. Davi disse:

      1- galactus

    27. Bad disse:

      Para mim, coringa é o primeiro. Quanto às demais posições, a lista é muito boa. Falta agora a lista dos heróis decepcionantes.

    28. LUCAS disse:

      Lex Luthor É O MELHOR ELE EFEI PARA CARAMBA

    29. rodolfo disse:

      Com todo o respeito a todos os cometários, mas para quem acompanha hqs, sabe que a lista esta perfeita, sem sombra absoluta de dúvidas o Dr Destino é o maior vilão ja criado na história da humanidade,o coringa (loucoe inimputavel) não chega aos pés de quem faz maldade por decisões próprias. Quem leu Guerras Secretas sabe que Destino é o mal encarnado na forma humana!!!!

    30. Marcelo rosrigo disse:

      Cara, eu gostei muito da sua materia, mas acho que vc podia ter Slade Wilson no lugar de Rãs Al-Ghul, eu sei que parece estranho, mas nas revistas (vc diz adorar HQs), Slade foi capaz de derotar sozinho a liga da justiça e ainda teve o direito de ganhar sua própria revista, para alguém que comessou como vilão em uma revista de coadjuvantes,isso é um grande paso.
      Ps: Esquece a versão do desenho, cagaram naquele desenho!!

    31. ronald disse:

      Cara sua lista ta faltando o só o devorador de planetas e o loki,ainda corre por fora o freeza…

    32. william galdino disse:

      Só acho que o coringa merecia uma posição melhor, e a lista dos piores heróis

    Deixe seu comentário

    Layout integrado por Rubens Cavalheiro e design por Guizaum
    Esperamos que vocês gostem (=